Mudança Residencial com Criança, O que fazer ?

Realizar uma mudança sozinho (a) pode ser uma tarefa desafiadora, mas com crianças se torna impossível! Brincadeiras à parte, continue neste artigo que iremos te dar algumas dicas que irão facilitar esse processo!

Falou  em crianças é bagunça na certa, a garotada adora um desafio, mas nem sempre essa é a realidade quando se trata de mudanças na rotina, isso inclui mudar de casa, bairro, cidade, estado e até país! Muitas crianças podem ter uma reação negativa com uma mudança de estilo de vida tão brusca, assim como para nós adultos é difícil aderir ao novo, para os pequenos não seria diferente. Aprender um novo idioma, ir para uma nova escola, um novo lar, um novo estado, cidade… Pode ser desconfortável, afinal, toda criança está habituada a sua rotina, isso inclui ir a parques, ter sua própria roda de amiguinhos, seus momentos de lazer com a família… Tendo isso em mente, na hora de se fazer uma mudança de residência, é necessário cautela e desenvolver a paciência.

  1. Explique para a criança as razões que te levaram a tomar a decisão de ir para um novo local, respeite sua criança por conversar com ela de maneira honesta, com franqueza e carinho, mostre a ela que essa mudança beneficiará toda a família.
  2. Use a psicologia reversa, para cada ponto negativo que seu filho (a) lhe apontar, argumente com algo positivo.

Exemplo 1

  •  Criança: Não quero ir, perderei meus amigos!
  • Pais: Você sempre poderá se comunicar com eles filha (o), eles serão bem vindos em nosso novo lar, além disso você ganhará novos amigos!

Exemplo 2

  • Criança: Eu não quero perder o meu quarto, gosto muito dele!
  • Pais: Entendo filha (o), mas todas as suas coisas irão para a casa nova e lá você terá um lindo quarto, ainda mais espaçoso, onde poderá receber seus novos amiguinhos!

Exemplo 3

  • Criança: Não quero sair da minha cidade, aqui tem lugares que amo!
  • Pais: É verdade filha (o), mas na nova cidade, estado, bairro ou país… Também tem vários lugares interessantes e divertidos para sairmos, tenho certeza que você irá amá-los, se quiser posso levá-lo (a) para conhecer o lugar onde vamos morar e fazermos um tour, assim passaremos mais tempos juntos!
  • Ser respeitoso com a criança revela que vocês, são pais que possuem empatia, que levam em conta os interesses do seu filho (a) e que se preocupam com o seu bem estar!
  • Inclua a criança na mudança,  peça a ele (a) que separe seus próprios brinquedos, deixe que ele (a) determine os brinquedos que quer doar, o mesmo serve para roupas, sapatos, livros e objetos pessoais… Isso dará a ele (a) o sentimento de pertencimento. Mas cuidado, objetos cortantes não combinam com crianças, essa parte é com a transportadora, ela é quem cuidará da parte de desmontagem de móveis, montagem, embalagem, encaixotamento e transporte.

“O segredo para uma mudança de sucesso é a união da família, na Mudanças Penna, nosso compromisso é garantir a sua satisfação”!